Monday, September 29, 2008

Bibliografia Indicada para Mestrado em Teatro

BIBLIOGRAFIA 1. PRADO, Décio de Almeida. O teatro brasileiro moderno. São Paulo: Perspectiva, 2001. 2. ROUBINE, Jean- Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. 3. RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998. Linhas de Pesquisa Linha 1. ESTUDOS DE PERFORMANCE, DISCURSOS DO CORPO E DA IMAGEM – PCI Linha 5. PROCESSOS E MÉTODOS DA CRIAÇÃO CÊNICA - PMC 1. Revista O Percevejo: Estudos da Performance. Rio de Janeiro: Departamento de Teoria do Teatro, Programa de Pós-Graduação em Teatro, UNIRIO. Ano 11, n. 12, 2003. 2. PANOFSKY, Erwin, “Estilo e meio no filme". In: LIMA, Luiz Costa (org.). Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000. 3. PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003. PARTE II: Os componentes da cena, p. 47-209. Linha 2. HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO TEATRO – HHT Linha 3. POÉTICAS DA CENA E DO TEXTO TEATRAL - PCT 1. MAGALDI, Sábato – “Tendências Contemporâneas”. In: Panorama do Teatro Brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 2007, p.314/325 2. LEHMANN, Hans-Thies. “Signos teatrais pós-dramáticos”. In: Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosacnaify, 2007, p.137-174. 3. PAVIS, Patrice. “Do texto para o palco: um parto difícil”. In: O teatro no cruzamento de culturas. São Paulo: Perspectiva, 2008, p. 21-42. Linha 4. PROCESSOS CÊNICOS EM EDUCAÇÃO – PCE Linha 6. PROCESSOS FORMATIVOS E ATUAÇÃO CÊNICA – PFA 1. DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006. 2. HUIZINGA, Johan. “Natureza e significado do jogo como fenômeno cultural”. In: Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 2001, p.3-31. 3. BONFITTO, Matteo. O ator-compositor. São Paulo: Perspectiva, 2002.

No comments: