Monday, September 29, 2008

A percepcao sensorial como sendo a porta de entrada Philippe Caub`ere ator do Theatre Du Soliel desde 1972 durante ensaio do espetaculo L’Age d’Or percebeu que entre o ator e a mascara da commedia del arte algo acontece acessando a memoria do ator . Apos inumeras improvisacoes com Arlequin ele teve a necessidadae de colocar seu corpo em uma posicao de descanso e ao mesmo tempo manter um estado alerta de prontidao para iniciar . Havia percebido que nao estava dando o tempo para a plateia receber as imagens, compreende-las para entao rirem delas. (collaborative Theatre: The Theatre du Soleil Sourcebook. Compiled and Edited by David Williams, translations by Eric Prenowitz and David Williams. ). Sua percepcao sensorial conduziu-o ao desfecho, sua sabedoria corporal , sua audicao interior apontou a porta de entrada quando entao Arlequin pode encontrar espaco. A plateia reconheceu o personagem, Artistas na cena contemporanea buscam uma pratica hibrida, onde o artista se apropria cada vez mais do corpo buscando uma vivencia sensorial e intuitiva das informacoes que comporao o resultado. A vivencia poetica conjunta com o espectador e resultado da organicidade dada pelo artista, O ponto de vista norteador do performer impulsiona as acoes cenicas e estas embora de carater efemero oportunizam o espectador a encontrar um novo sentido que os torne “co-atuantes”, “vivenciadores”do ato artistico cenico.

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