Saturday, September 27, 2008

Redescobrindo a mitologia atraves da performance Segundo Einstein a imaginação é a própria força criadora. A imagem enquanto um conjunto de significações traz consigo a nostalgia do paraíso, o Mito do Homem Perfeito . A dessacralização incessante do homem moderno alterou o conteúdo da sua vida espiritual; ela não rompeu com as matizes da sua imaginação: todo um refugo mitológico sobrevive nas zonas mal controladas. Mercea Eliade acredita que o homem moderno precisará redescobrir toda uma mitologia escondida na vida mais banal. Este despertar para esse inestimável tesouro de imagens que traz consigo ao meu ver é possivel atraves da performance.A esterilização crescente da imaginação,drama do mundo moderno, acarreta desequilíbrio na psiquê e priva o homem de ver o mundo e sua totalidade. A performance abriga o ato reflexivo e a dimensao signica. “ O simbolo e a epifania de um misterio” (Durand) Arte da Transposicao – imaginacao e fluxo – corpo e pensamento simbolico Pensamento simbólico O estudo do pensamento simbólico enriquece a compreensão do que seja o universo humano. Precede à linguagem e à razão discursiva. As imagens e os mitos assim como os símbolos preenchem a função de revelar as modalidades mais secretas e profundas do ser equilibrando a vida interior. “Ter Imaginação” é gozar e uma riqueza interior, de um fluxo ininterrupto e espontâneo de imagens.(Mercea Eliade) Corpo em Performance Ao analisar a interação entre a Antropologia Teatral, Sociologia Teatral e a Teoria Quântica, Pradier em seu artigo Towards a Biological Theory of the Body in Performance destaca a importância de haver mais pesquisas do “corpo em performance” percebido no contexto biológico. Segundo ele, a integridade do sistema nervoso central inclue a performance, pois esta prática ilustra o aspecto holístico do comportamento humano. Sua hipótese é de que a arte da performance corresponda a uma ampliação dos movimentos biológicos instintivos e a “presença” do ator é sublinhada por uma organização específica deste movimento biológico. A performance segundo Pradier age no sistema biológico do performer e também do espectador. Assim como Pradier acredita que a arte da performance corresponda aos movimentos biologicos do performer, Nina Wise destaca a experiencia sinestesica potencial do performer e da plateia. “O contador de histórias deve trazer a imagem de forma que a platéia veja o que o personagem está vendo, que a platéia possa cheirar, saborear, ouvir o que o personagem está cheirando, saboreando e ouvindo. O artista deve fazer com que a platéia pare de observar a história externamente e passe a vivê-la internamente”. (Nina Wise) Antropologia Teatral Com a Antropologia Teatral, Barba em suas pesquisas busca decodificar o que de fato é esta presença cênica e processo “alquímico” que decorre quando em situação de representação o corpo se dilata e fica evidente que há uma substância viva, subjetiva e extremamente sensorial. “O Teatro é carne viva”.

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