Saturday, September 27, 2008
Towards a Biological Theory of the Body in Performance
Ao analisar a interação entre a Antropologia Teatral, Sociologia Teatral e a Teoria Quântica, Pradier em seu artigo Towards a Biological Theory of the Body in Performance destaca a importância de haver mais pesquisas do “corpo em performance” percebido no contexto biológico. Segundo ele, a integridade do sistema nervoso central inclue a performance, pois esta prática ilustra o aspecto holístico do comportamento humano. Sua hipótese é de que a arte da performance corresponda a uma ampliação dos movimentos biológicos instintivos e a “presença” do ator é sublinhada por uma organização específica deste movimento biológico. A performance segundo Pradier age no sistema biológico do performer e também do espectador. Assim como Pradier acredita que a arte da performance corresponda aos movimentos biologicos do performer Dra Ginny WhiteLaw e Betsy Wetzig trouxeram a visao da neurociencia e performance para InterPlay®.
Neuroplasticidade
As cores primarias do movimento.
Swing,Thrust,Shape and Hang
A Co-fundadora InterPlay Cynthia Winton-Henry autora do livro "What the Body Wants" utiliza esta neuroplasticidade e a performer Elizabeth Wetzig trouxe para o trabalho dela o conhecimento da cinesiologia ( estudos de Dr valerie Hunt e Dr. Judith Rathbone )
O comportamento humano esta baseado no link primario entre corpo e mente. “Cada padrao tem seu modo operandi, de mover,falar,brincar,e se meter em encrencas”.
Dra WhiteLaw , Mestre Zen Budista, Mestre em Artes Marciais, Biofisica da NASA e colaboradora de InterPlay introduz sua investigacao cientifica sobre os 4 padroes de energias essenciais que vem sendo estudado a decadas. Durante minha formacao em InterPlay na California, liderou workshop juntamente com a performer Betsy Wetzig, Co-autora do livro: Move to Greatness – Focusing the Four Essential Energies of a Whole and Balanced Leader. Explorando um nicho nas organizacoes que estao mais conscientes da integracao corpo-mente-espirito.
Experienciando corporalmente as 4 energias essencias
Atraves dos exercicios com atencao especial ao ritmo, tonus, foco e intensidade pude experienciar corporalmente as 4 energias essenciais, padroes fundamentais do sistema nervoso. Betsy performer experiente, tem buscado por decadas novas formas de trabalhar com este conhecimento. Ela denominou Padroes Coordenados® que descrevem como grupos musculares sao coordenados em movimento e como movimento,emocao,pensamentos e acoes funcionam juntos. Aprender sobre os padroes foi como encontrar o mapa que conecta movimento,mindset e comportamento.
Nadia Thalji
Antropologia Teatral - Sensorialidade- Bios
Barba aborda este mesmo tema com a Antropologia Teatral, suas pesquisas buscam decodificar o que de fato é esta presença cênica e processo “alquímico” que decorre quando em situação de representação o corpo se dilata e fica evidente que há uma substância viva, subjetiva e extremamente sensorial. “O Teatro é carne viva”.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment